Revista ABRAFIL - Pag. 32 (2022) - Ramalho/Nunes
APROXIMAÇÕES LÍRICO-SIMBÓLICAS ENTRE O CORVO E O MORCEGO RESUMO Estudo dos poemas “O corvo”, de Edgar Allan Poe, e “O morcego”, de Augusto dos Anjos, com vistas a propor uma reflexão sobre as semelhanças entre as imagens mítico-simbólicas do corvo e do morcego, cujas inserções no repertório da simbologia animal são sustentadas por diferentes fontes mitocríticas, tais como Jack Tresidder e Jean-Paul Ronecker, para, em seguida, ler os poemas crítica e comparativamente, ressaltando as marcas da linguagem poética e narrativa de cada um e o investimento lírico-simbólico de viés psicológico de ambos diante de um cenário de horror e de inexorabilidade, que, nos dois casos, dá sustentação à composição de um campo semântico em que os animais em foco materializam o sentimento humano diante da morte e diante de si mesmo. Também serão apontadas algumas diferenças relacionadas aos recursos líricos de que Poe e Anjos fizeram uso para compor o diálogo entre o ser humano e essas duas imagens sombrias, com destaque para a relação eu-outro que nos dois poemas se estabelece. PALAVRAS-CHAVESimbolismo animal. Lirismo psicológico. Século XIX. SUMMARY Study of the poems “The raven”, by Edgar Allan Poe, and “O morcego”, by Augusto dos Anjos, in order to propose a reflection on the similarities between the mythical-symbolic images of the crow and the bat, whose insertions in the repertoire of symbology animal are supported by different myth-critical sources, such as Jack Tresidder and Jean-Paul Ronecker, to then read the poems critically and comparatively, highlighting the marks of the poetic and narrative language of each one and the lyrical-symbolic investment of psychological bias of both facing a scenario of horror and inexorability, which, in both cases, supports the composition of a semantic field in which the animals in focus materialize the human feeling in the face of death and before oneself. Some differences related to the lyrical resources that Poe and Anjos used to compose the dialogue between the human being and these two dark images will also be pointed out, highlighting the self-other relationship that is established in the two poems. KEY-WORDS Animal symbolism. Psychological lyricism. XIX century. TEXTO COMPLETO: DOI: https://doi.org/10.53527/2763-7301.2020.n00026 |
|